Livraria Virtual
GASTRONOMIA
CIENCIA SOCIAL
CONTOS
ARTE
FOTOJORNALISMO
DRAMATURGIA
PERIODICOS
FANZINES
ARTESANATO

sexta-feira, julho 06, 2012

Literatura - Contos Novos - Mário de Andrade


Literatura - Contos Novos - Mário de Andrade - 116 páginas

Contos Novos, publicados postumamente, em 1947, escritos por Mário de Andrade num período de crise pessoal, teve publicação póstuma. Reúne narrativas da maturidade artística do autor, marcadas pela maior depuração compositiva e estilística. "Eu também me gabo de levar de 1927 a 42 pra achar o conto, e completá-lo em seus elementos" (Carta a Alphonsus de Guimaraens Filho). 

Contos Novos é a obra de maturidade de Mário de Andrade, por estar arejado dos cacoetes modernosos, sem perder o frescor modernista. É provavelmente o livro que chega mais perto, pois, da imbatível produção contística de Machado de Assis.

A criação de seus nove textos foi esmerada, a ponto de haver um artesanato perfeccionista, um burilamento que lembra o Parnasianismo (guardadas as devidas diferenças). Basta observar o “Frederico Paciência”, por exemplo, em que o autor levou 18 anos em sua confecção.

Contos de estrutura moderna, que acolhem as principais correntes ficcionistas que marcaram a Literatura Brasileira das décadas de 30 e 40. Mais do que os fatos exteriores, os relatos procuram registrar o fluxo de pensamento das personagens. Os contos destacam São Paulo, capital e interior, nas décadas de 20 a 40; o processo de urbanização e industrialização (cidade); e o duelo patriarcalismo X progressismo (ambiente rural). 

Nenhum comentário:

 
COLECOES
LITERATURA
POLITICA
GASTRONOMIA
ESPANHOL
FICÇAO
CIENCIA SOCIAL
CONTOS
ARTE
PSICOLOGIA
FOTOJORNALISMO
DRAMATURGIA
PERIODICOS
FANZINES
ARTESANATO
JORNALTARJAPRETA