Livraria Virtual
GASTRONOMIA
CIENCIA SOCIAL
CONTOS
ARTE
FOTOJORNALISMO
DRAMATURGIA
PERIODICOS
FANZINES
ARTESANATO

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Literatura - O Grande Mentecapto - Fernando Sabino

FERNANDO SABINO - O Grande Mentecapto - 258 páginas
Fernando Sabino começou a escrever este livro em 1946, aos 23 anos, como uma distração a obsessão literária que então o sufocava. Dez anos amis tarde, preocupações de outra ordem levaram-no a escrever o romance. O encontro marcado, que tanto sucesso alcançou com sucessivas, edições até os dias de hoje - além de crônicas, contos e novelas com que conquistou seu numeroso público até então.
Um dia, já em 1979, remexendo velhos papeis, encontrou algumas folhas amareladas pelo tempo, com o princípio da história do grande mentecapto Viramundo. Como um desafio resolveu retomá-la, e em 18 dias de trabalho contínuo e ininterrupto noite adentro deu por terminado o romance iniciado 33 anos antes. a sua impressão é a de que teve o livro dentro de si todo esse tempo, ansiando por sair. O certo é que nele reencontrou a sua vocação de romancista.
Tamanho esforço redundou numa obra a um tempo hilariante e dramática, cuja a ação, circunscrita a Minas Gerais, adquire um dimensão universal, retomando as origens franco-ibéricas do romance picaresco medieval.

Nenhum comentário:

 
COLECOES
LITERATURA
POLITICA
GASTRONOMIA
ESPANHOL
FICÇAO
CIENCIA SOCIAL
CONTOS
ARTE
PSICOLOGIA
FOTOJORNALISMO
DRAMATURGIA
PERIODICOS
FANZINES
ARTESANATO
JORNALTARJAPRETA