Livraria Virtual
GASTRONOMIA
CIENCIA SOCIAL
CONTOS
ARTE
FOTOJORNALISMO
DRAMATURGIA
PERIODICOS
FANZINES
ARTESANATO

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Literatura / Poesia - Poemas Dramáticos, Poemas Ingleses, Poemas Franceses, Poemas Traduzidos - Fernando Pessoa

Literatura / Poesia - Poemas Dramáticos, Poemas Ingleses, Poemas Franceses, Poemas Traduzidos - Fernando Pessoa - 194 páginas

"O que sou essencialmente - por trás das máscaras involuntárias do poeta, do raciocinador e do que mais haja - é dramaturgo.
O fenômeno da minha despersonalização instintiva a que aludi em minha carta anterior, para explicação da existência do heterônimos, conduz naturalmente a essa definição."

Chamo teatro estático aquele cujo o enredo dramático não constitui ação - isto é, onde as figuras não só agem, porque se deslocam nem dialogam sobre deslocarem-se, mas nem seguer têm perfeito enredo.
Dir-se-á que isto não é teatro.
Creio que é porque creio que o teatro é, não a ação nem a progressão e conseqüência da ação - mas, mais abrangente, a revelação das almas através das palavras trocadas e a criação das situações (.....).
Pode haver revelação de almas sem ação, e pode haver criação de situações de inércia, momentos de alma sem janelas ou portas para a realidade."

Com estas palavras, o próprio Autor no fornece a exegese de seus poemas dramáticos:
"Na floresta do alheamento", "O marinheiro" e "Primeiro Fausto", que apresentamos neste volume, e que constituem mais uma amostra do gênio criador e crítico-filosófico do poeta.
Esta edição reproduz também os "Poemas ingleses", "Poemas franceses" e Poemas traduzidos".

Nenhum comentário:

 
COLECOES
LITERATURA
POLITICA
GASTRONOMIA
ESPANHOL
FICÇAO
CIENCIA SOCIAL
CONTOS
ARTE
PSICOLOGIA
FOTOJORNALISMO
DRAMATURGIA
PERIODICOS
FANZINES
ARTESANATO
JORNALTARJAPRETA